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 Organização Espacial

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MensagemAssunto: Organização Espacial   Qua Abr 22, 2009 6:28 pm

Composição de Formas

Para
se desenvolver uma boa composição visual é necessário saber direcionar
os olhos de quem está vendo para pontos importantes do seu layout, esse
direcionamento deve ser consciente e planejado, saber equilibrar e dar
movimento à composição serão os principais objetivos do designer.

Muitas
vezes quando estivermos criando layout, vamos nos deparar com o
problema da distribuição dos elementos gráficos. O designer deve tomar
todas as decisões para a composição e os resultados dessas decisões
determinam o objetivo e o significado do que é recebido pelo
espectador! Assim sendo o designer exerce controle sobre o trabalho e
direciona o projeto para o público que ele quer atingir.

Para
obter um resultado compositivo satisfatório é preciso conhecer um pouco
sobre como funciona a percepção humana e também algumas regras que para
alguns é denominada programação visual intuitiva.

Equilíbrio
Equilíbrio
é um elemento importantíssimo em toda criação, seja para uma página de
Internet, revista impressa, panfletos ou obras de arte. É considerada
referência visual mais forte para o homem, chamada de constante
inconsciente formada pelos eixos vertical e horizontal.

O equilíbrio pode ser: simétrico, simétrico na forma e assimétrico na cor ou ainda ter uma simetria aproximada.

Equilíbrio
num projeto gráfico significa saber distribuir com uniformidade os
elementos gráficos que compõem o projeto, e também saber distribuir
esses elementos pela sua importância, ou seja, saber qual destaque cada
elemento gráfico merece receber dentro do layout.

Um layout
equilibrado, é aquele sem grandes "buracos" entre os textos, imagens ou
títulos, é importante distribuir os elementos gráficos
proporcionalmente pela área de visão, e também buscar um equilíbrio das
cores para que não ocorram grandes “quebras” no visual (a não ser que
essa seja a sua intenção e seja muito bem elaborada para que não pareça
um erro no final), procure utilizar poucas cores como base para a
construção do layout.

Tensão
Tanto para o emissor
quanto para o receptor da informação visual, a falta de equilíbrio e
regularidade é um fator de desorientação.Sempre buscamos um eixo de
retas perpendiculares para a área onde olhamos primeiro e reconhecemos
a presença ou ausência de equilíbrio da forma.

Intuição
Um
exemplo que ocorre com frequencia é que as pessoas costumam observar os
detalhes de um desenho no sentido da esquerda para a direita, de cima
para baixo, então é importante destacar algumas áreas num layout como
sendo pontos "estratégicos", isso não precisa ser necessariamente uma
regra a ser sempre seguida, e dependendo dos outros elementos contidos
no "desenho" esses pontos "estratégicos" podem perder um pouco da sua
força.

Em Web design podemos observar que na maioria das vezes a
marca da empresa ou logotipo estão presentes no topo da página e no
canto esquerdo superior, o que na teoria é o primeiro ponto observado
num layout.

Menus sempre são procurados pelo espectador abaixo
do topo ou a esquerda do layout, o endereço para contato, ou e-mail,
quase sempre é o último tópico do menu, etc. É importante ter bom senso
para não perdermos totalmente a intuição em um layout, isso sem perder
a liberdade de criação.

Elementos Básicos

Os
elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e
seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a
cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Com eles fazemos
nossas combinações seletivas.

Uma determinada forma básica tem seu valor independente que pode ser modificado quando relacionado com outras formas.

O ponto
Qualquer
ponto tem grande poder de atração visual sobre o olho, exista ele
naturalmente ou tenha sido colocado pelo homem em resposta a um
objetivo qualquer.

Fazemos o reconhecimento de formas através de um agrupamento de pontos. Ex.: régua, jogo de ligar os pontos.

A linha
Quando
os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível
identificá-los individualmente, aumenta a sensação de direção, e a
cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a
linha.

A forma
Na linguagem das artes visuais, a linha
articula a complexidade da forma. As 3 formas básicas são: círculo,
triângulo equilátero e quadrado.

Todas as formas são figuras
planas e simples, fundamentais, que podem ser facilmente descritas e
construídas, tanto visual quanto verbalmente.

A partir da
combinação e variações infinitas dessas três formas básicas, derivamos
todas as formas físicas da natureza e da imaginação humana.

Direção
As formas básicas também apresentam direções característica a elas: horizontal e vertical, diagonal e curva.

Tom
As
variações de luz ou de tom são os meios pelos quais distinguimos
oticamente a complexidade da informação visual do ambiente. Vemos o que
é escuro porque está próximo ou se superpõe ao claro, e vice-versa. As
relações são sempre por comparação.

Cor
Em sua
formulação mais simples, a estrutura da cor pode ser ensinada através
do círculo cromático. As cores primárias (amarelo, vermelho e azul), e
as cores secundárias (laranja, verde e violeta) aparecem no diagrama.
Pode-se incluir também as cores intermediárias a essas.

Temos
alguns pontos a ressaltar sobre cor: elas podem apresentar-se saturadas
(cor com tom 100%) ou acromáticas (variação de tom de 99 a 1%).

Textura
A textura é o elemento visual que serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato.

Escala
Todos
os elementos visuais são capazes de se modificar e se definir uns aos
outros. O processo constitui, em si, o elemento daquilo que chamamos de
escala.

A escala pode ser estabelecida não só através do tamanho
relativo das pistas visuais, mas também através das relações com o
campo ou com o ambiente.

Dimensão
Nenhuma forma de
representação da dimensão é possível sem a ilusão. A dimensão está
sempre implícita na forma e depende das relações feitas na composição.
Ela fica bem evidente nas composições que utilizam a perspectiva.

Movimento
O
elemento visual do movimento se encontra mais frequentemente implícito
do que explícito no modo visual. Porém, o movimento talvez seja uma das
forças visuais mais dominantes da experiência humana.

O
movimento da composição acontecesse por causa dos elementos
compositivos que o cérebro busca através do olho como os eixos de
equilíbrio e os sentidos e direções presentes.

Fonte: http://www.gfa.com.br
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Assunto: Re:

Organização Espacial



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